texto1

sexta-feira, 22 de julho de 2016


A importância dos imãs no nosso dia-a-dia


A importância dos imãs no nosso dia-a-dia 

                                                                                                                  Thainara Silva 
                                                                                                                  Hosana Camila V.
                                                                                                                  Laine da Cruz 
                                                                                                                  Carlos Antônio P.


Resumo O objetivo desse artigo é de explicar de forma clara quais são os tipos de imãs, e a importância dele no nosso dia-a-dia.

Palavras-chaves Materiais paramagnéticos, platina, potássio, sódio, paládio, lítio, alumínio e ferro. 

Imãs do nosso dia-a-dia 

Os imãs são materiais ferromagnéticos que possuem a propriedade de atrair ou repelir outros imãs. Além disso, é característica de materiais dessa natureza (ferromagnéticos) se imantarem fortemente na presença de um campo magnético.
Hoje em dia, tem-se uma grande variedade de imã. Eles aparecem das mais variadas formas e são utilizados desde enfeites para geladeiras até a aplicação tecnológica.
A importância do imã no dia-a-dia por muitos equipamento eletrônicos como no uso nas portas de geladeira, nas portas dos armários da cozinha, na máquina de lavar, na porta do micro-ondas. O imã esta presente em tudo no nosso dia-a-dia inclusive nas ferramentas de manutenção para não correr o risco dos parafusos caírem, esses imãs são atraídos através do seu magnetismo, por exemplo o alto falante o seu som é formado por conjunto de vários imãs com o uso da bobina que atravessa por uma corrente elétrica, que se pode ser criado em sua volta através de imãs naturais e artificiais.


Imãs Naturais

São aqueles que encontramos na natureza e são compostos por minério de ferro (óxido de ferro). Este tipo de ferro magnético é denominado por magnetita.


Imãs Artificiais

São aqueles que adquirem propriedade magnética ao serem atritados com um imã natural. A capacidade magnética destes imãs podem superar os dos imãs naturais.Os imãs são dipolos, ou seja, tem dois polos. Os polos iguais se repelem se os polos diferentes se atraem.


Imãs Alnicos

São ligas de Fe (Ferro) contendo Al (Alumínio), Ni (Níquel) e Co (Cobalto), o nome da liga é formado pela justaposição dos símbolos químicos dos elementos, (Al,Ni e Co). As ligas Alnico foram descobertas na década de 1920, e permitiram a produção industrial de imãs artificiais com indução magnética muito superior à dos naturais. Um imã de alnico é capaz de levantar mais de 1000 vezes seu próprio peso.


Imãs de Ferrite

São produzidos utilizando óxidos de ferro e carbonato de estrôncio Y-30 ou de bário Y-25.
O material é moído em finos cristais e prensado sob efeito de um campo magnético externo (cerca de 400k/ m), quando anisotrópico o pó recebe orientação magnética. Hoje em dia é muito utilizado, graças ao baixo custo que oferece.

Suas aplicações

alto falante, motores de baixo custo, motores elétricos, geradores, bombas, buchas magnéticas, sistemas de exploração, temporizadores, sensores automotivos, brindes, reatores, medidores, usinas e indutores.

Imãs de Neodímio

É um poderoso ímã feito a partir de uma combinação de neodímio, ferro e boro(Nd2Fe14B). Esses ímãs são muitos poderosos em comparação a sua massa, mas também são mecanicamente frágeis e perdem seu magnetismo em temperaturas acima de 120°C. Devido ao seu custo mais baixo, eles têm substituídos os ímãs de samário-cobalto na maioria das aplicações, que são ligeiramente mais fracos e significantes mais resistentes a temperatura.


Conclusão

É fascinante os estudos sobre os imãs, como certos objetos que antes pareciam comuns tomam nossa atenção graças ao nosso maior conhecimento sobre eles. Saber como eles são formados, como graças à estruturas e fenômenos imperceptíveis à olho nu, mas que estão lá, agindo de forma tão grande quanto o universo. E que também esta no nosso dia a dia tanto como eletrônicos.
Aprendemos que os átomos, os elétrons e o núcleo encontra sempre em movimento de rotação chamados spin. Se eles giram em sentidos diferentes, um movimento compensa o outro e não há magnetismo. Normalmente, os campos magnéticos do ferro se ordenam em pequenas regiões, quando próximos de um imã, todos eles se direcionam no mesmo sentido.






Leia Mais ››

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Atol de Midway

Atol de Midway: Aspectos físicos e Históricos


Brenda Gramosa dos Santos Arthur felipe Rodrigues
Natália Vitória Ferreira Silva
Renata Catarina
Tifany Oliveira


Resumo: Este artigo tem como objetivo explicar em detalhes a geografia da ilha de Midway, bem como os fatos que ocorreram durante a batalha de Midway.

Aspectos Físicos
Atol de Midway mas conhecida como ilha de Midway é um atol de 6,2 quilômetros quadrados pertence ao EUA e se localiza no centro do oceano pacífico, perto da extremidade ocidental da ilha do Havaí. Formadas por um atol de corais de 24 quilômetros de circunferência em volta de duas ilhas “Eastern e Sand”.
Um atol é uma ilha oceânica em forma de anel com estrutura coralínea e de outros invertebrados constituindo em seu interior uma lagoa, sem nenhuma aparente conexão com as rochas da crosta, O processo da formação do atol demora 30 milhões de anos a ocorrer.
Um atol começa pela formação de um recife costeiro de corais ao redor de uma ilha vulcânica. A média que esta ilha vai afundando o recife vai se acumulando e crescendo para fora em busca de águas mais ricas em nutrientes e transformando-se num recife de barreira. A parte central com menor circulação de água fica preservada como uma lagoa interior.
O clima das ilhas Midway é subtropical de invernos amenos e úmidos e verões quentes e secos. O clima de Midway além de subtropical tem uma pluviosidade muito significativa durante o ano em Midway, e mesmo o mês mais seco tem um grande índice de pluviosidade.
5,18 Km (2,00 sq mi)
A temperatura média anual em Midway é de 25.1 c° e tem uma pluviosidade média anual de 3822 mm. O mês de março é o mês mais seco, com uma média de 821 mm. O mês de julho é o mês de maior precipitação. Maio é o mês mais quente com uma temperatura média de 26.8 c° e o mês de janeiro o mês da temperatura mais baixa com a temperatura média de 22.4 c° e 728 mm é a diferença entre o mês mais seco e o mais chuvoso.
As Coordenadas Geográficas de Midway
- Latitude: 28.2167 - Longitude: 177.367
28°13’ 0 “Norte” 177°22’1 “ Oeste
Altitude Midway
Superfície Atol de Midway - 518 Hectares 6 M A batalha de Midway
O resultado da batalha foi uma decisiva e crucial vitória para os norte-americanos, como o confronto naval mais importante da segunda Guerra, marcado o ponto de virada, no conflito e causando aos japoneses a perda de quatro porta-aviões e um cruzador de sua frota, além de duzentos pilotos navais, na frustrada tentativa de invadir e ocupar o atol de Midway enfraquecendo permanentemente sua capacidade de combate no mar e no ar e lhes retirando a iniciativa militar pelo resto da guerra.
A batalha de Midway foi uma batalha aeronaval travada em julho de 1942 no oceano pacífico entre as forças dos estados Unidos e do Japão durante a segunda Guerra Mundial, seis meses depois do ataque Japonês a Pearl Harbor, que marcou o início da guerra do pacífico. Consequências: Após a batalha e sabendo que haviam conseguido uma grande vitória, os norte-americanos se retiraram da região. A perda de todos os quatros porta-aviões enviados a Midway, além de um grande número de seus insubstituíveis pilotos navais, interrompeu a expansão do Japão pelo pacífico.
Apenas dois meses após Midway, os norte-americanos tomaram a ofensiva desembarcando em guadalcanal, derrotando mais uma vez a frota inimiga e segurando a linha de suprimentos aliadas para a Austrália e as Índias Holandesas. A partir dali, a ofensiva no pacífico passaria a ser sempre dos Estados Unidos, até a rendição japonesa em 1945.
Em 10 de julho, numa conferência do alto comando do planejamento da guerra, a marinha escondeu a real extensão de suas perdas em Midway. Fazendo com que os planejamentos militares continuassem por algum tempo a planejar seus ataques na suposição de que a frota aeronaval do Japão continuava poderosa. A batalha de Midway é frequentemente chamada pelos historiadores como o ponto de virada da Guerra do pacífico.
Entretanto, a vitória em Midway deu aos norte-americanos a iniciativa estratégica na guerra, infligiu danos irrecuperáveis na força de porta aviões japoneses e encurtou o tempo da guerra no pacífico.

Referências:

escola.britannica.com.br/article/483387/Midway,%20ilhas
www.areamilitar.net/HISTbcr.aspx?N=55
guerranopacifico.blogspot.com/2010/06/midway.html

Leia Mais ››

Parnamirim


Parnamirim
Autores:
Thainara da Silva Santos
Laine da Cruz Santana
Hosana Camila Viana
Carlos Antônio Peixinho da Silva

Resumo: Parnamirim teve os primeiros habitantes na região que chegaram a parti de uma construção de um campo para a decolagem de vários aviões franceses. Parnamirim se localiza no estado do Rio Grande do norte (BR), na região metropolitana de Natal e é considerado pelo Estatuto Brasileiro de Geografia e Estatística o terceiro município mais populoso do estado.


    Relevo:
    O relevo do município, com altitudes médias inferiores a cem metros, é formado pela planície costeira, que compreende terrenos alterados em sua forma devido à presença de dunas em sua constituição, além dos tabuleiros costeiros ou "planaltos rebaixados", constituídos de argila, podendo chegar ou não ao litoral. Parnamirim esta situado em uma grande quantidade de arias de rochas , com o quê predomina-se oriente conglomerático ou "Finos ou médios " quê é intercalado com siltitos e angilitos quê se associa a o sistema fluviais .
    No litoral de 
    Parnamirim é possível localizar depósitos de praias de origem marinha modeladas pelos ventos , quê é composta por areias grossas e finos , com uma certa quantidade de cascalho quê de associa a dunas , tanto quê no litoral encontram-se dunas , também são modelada pelos ventos quê também é de origem marinha , formada por areia que é chamada de " Paleodunas".
    Clima: O clima em Parnamirim é tropical. O verão tem muito mais pluviosidade que o inverno. Segundo a Köppen e Geiger a classificação do clima é Aw. Parnamirim tem uma temperatura média de 25.6 °C. A média anual de pluviosidade é de 1261 mm. Outubro é o mês mais seco com 19 mm. Em Abril cai a maioria da precipitação, com uma média de 212 mm. O mês mais quente do ano é Fevereiro com uma temperatura média de 26.9 °C. 24.0 °C é a temperatura média de Julho. É a temperatura média mais baixa de todo o ano.

    Vegetação: A vegetação de Parnamirim é formada pela mata atlântica mais especificamente pela floresta suberenifolia. Em Parnamirim encontra-se a floresta subperifólia: Constituida por arvores sempre verdes, com grandes numeros de folhas largas, troncos relativamente delgados.
    As seis unidade e conservaçao ambiental de Parnamirim:
    O parque das exposições, a unidade de Emaús a lagoa do jiqui, a praia de cotovelo e o maior cajueiro do mundo,além de zonas de proteção ambiental, definitivas pelo plano diretor, que se dividem em três subzonas.
    Hidrografia:Parnamirim se localiza no estado do Rio Grande do norte (BR), na região metropolitana de Natal e é considerado pelo Estatuto Brasileiro de Geografia e Estatística o terceiro município mais populoso do estado.
    Nessa região contem dois rios principais, que são: Pium, nasce na divisão de Nisía Floresta e Parnamirim, e desagua no oceano Atlântico, começa nos arredores dos balneários em pium, que recebe também a lagoa de pium conhecida como lagoa azul por sua beleza e o rio Pitimbu que nasce no município de Macaíba, passa pelo bairro Pitimbu (e pelo fato do rio passar por esse bairro, ele contem esse nome) e vai ao encontro da lagoa de Jiqui. O rio Pitimbu é o rio mais antigo de Parnamirim e em 1889, o sul do rio Pitimbu estava nas mãos do senhor do Engenho Pitimbu, João Duarte da silva, que depois comprou a maioria das propriedades próximas, incluindo uma grande área de tabuleiro plano sul do rio que dava nome a propriedade, dezoito km de Natal. Essa área era conhecida como “planície de Paramirim” e também fazia parte do Engenho Cajupiranga.
Porem, diferente dos rios, em Parnamirim contem cinco Riachos principais: Cajupiranga ou Taborda, Ponte velha, Mendes, Água vermelha ou Cajupiranguinha e Lamarão. E apenas uma lagoa principal que é a jiqui (onde desagua o rio Pitimbu). Tem também a praia de cotovelo, que atrai muitos turistas e é uma ótima opção para quem procura beleza e tranquilidade e a praia de pirangi, que significa rio de peixe e é a mais frequentada pelos turistas. É uma das áreas mais protegidas no município e é a que chama mais atenção pelo fato de encontrar muito verde, admiráveis recifes de corais e paisagens exuberantes. O rio pirangi faz parte da praia do pirangi, pois seu rio desagua lá.

Parnamirim teve os primeiros habitantes na região que chegaram a partir de uma construção de um campo para a decolagem de vários aviões franceses. Durante a segunda guerra mundial que foi usado para a base aérea norte- americana. Em 1927, foi aberta várias rotas áreas no Brasil. Com isso, foram escolhidas algumas áreas ao longo dessas rotas, a fim de que se pudesse ser instaladas uma rede em aeroportos. Na segunda guerra mundial entre (1939-1945) o governo Getúlio assinou vagas para um acordo de defesa que cedia a instalações na base norte-americano em outubro em 1941 rompendo a relação diplomáticos com a Alemanhã, Itália e Japão. Em 22 de agosto declararam guerra ao país do Eixo , a construção das suas bases naval e aérea , em Natal seria frutos dos seus acordos feitos. Para manter a aparência na participação, no esforço da guerra e salva o auto - estima brasileira o governo criou um decreto na base aérea de natal que daria o impulso decisivo para continuação da cidade de parnamirim. No final da segunda- guerra no dia 23 de dezembro de 1948, parnamirim foi elevada à condição de destrito de Natal e depois de 10 anos em 17 de dezembro de 1958 com sua lei, tornando - se mundialmente conhecida como a cidade Trampolim da vitória.


Referências:


http://googleweblight.com/?lite_url=http://cidadebrasileira.brasilescola.uol.com.br/rio-grande-norte/historia-parnamirim.htm&ei=cty41xu-&lc=pt-BR&s=1&m=207&host=www.google.com.br&ts=1468528792&sig=AKOVD6645krQQlYmRlvWBtJmBY8CgKmibw




Leia Mais ››

Alsácia-Lorena

ALSÁCIA-LORENA
Fernanda Azevedo
Alana Silva
Joselito Costa
Ingrid Maia
 3DM

RESUMO: O objetivo desse artigo é apresentar os aspectos físicos e geográficos da Alsácia-Lorena, retratar alguns fatos históricos e explicar o motivo por ela ser conhecida como causadora de guerra entre a Alemanha contra a França.

Palavras-Chave: França, Clima, Alemanha, Relevo, Região, Guerra, Fronteira, Divisão, Disputa.

Baseado em uma divisão de área em 1982, a Alsácia-Lorena foi como uma zona de fronteira entre a França e a Alemanha. A Alsace tem como limites naturais a região do Reno (fronteira leste), a Cordilheira Vosges (fronteira oeste) e Ardennes (fronteira norte). Ardennes é o único limite natural que a Lorraine tem.

ASPECTOS FÍSICOS:

ALSÁCIA

A Alsácia tem origem germânica e é a única área dentro da França localizada nas extensões do rio Reno. A memória regional da Alsácia é muito forte por causa da disputa de fronteiras com os alemães. Ao visitar cidades como Estrasburgo, Mulhouse, Colmar e alguns vilarejos que estão próximos a Rota do Vinho é notado que ali é uma parte da França com sotaque Alemão. É a menor região da França, porém é a mais povoada, tendo uma área de 8.280 quilômetros quadrados para 1,8 milhões de habitantes. Ela ocupa o lado francês do Reno e faz fronteira com a Alemanha e a Suíça. Uma montanha separa a Alsácia em dois conjuntos: O leste de Foret e os Vosges oeste. A Alsácia é estendida por cerca de 30 quilômetros de largura e 160 de comprimento, juntando-se a planície de Bade, entre os territórios da França, Suíça e Alemanha. A moeda da região é o euro, o fuso horário de Colmar e Estrasburgo apresentam cinco horas a mais em referência ao fuso horário de Brasília. A região da Alsácia é composta por diversas paisagens, como campos, vinhas, vales, bosques e montanhas. Pelo fato de ter depósitos aluviais, a região tem um solo fértil. A calcária domina o oeste das montanhas de Vosges, proporcionando ótimas chances para uma boa agricultura. O leste de Vosges é composto por um solo de sedimento fino com coloração amarela, tendo ótima fertilidade. Suas coordenadas geográficas são 48 ° 30 'N 7 ° 30'E.
 Após um desfalecimento na zona tectônica foi formada uma planície entre Vosges e a Floresta Negra. Ao longo do tempo o Reno começou a decorrer para o centro dessa planície. Do Ocidente para o Oriente, os relevos são: Sopé de Vosges (usados especialmente para a viticultura); Vosges (montanhas baixas cobertas com florestas); Planície (sendo nas áreas de Ried, local onde ocorrem inundações frequentemente).
O Sopé de Vosges favorece o crescimento das vinhas e árvores frutíferas que crescem no solo. As montanhas de Vosges é um bom lugar para pastagens, agricultura e atividades de lazer. As planícies se encaixam entre o Reno e o Sopé dos Vosges, cobrindo a metade de área regional. Nessa área é concentrada a maior parte da economia e da população local.
A Alsácia tem um clima semi-continental, com invernos bem frios, ás vezes até nevoa e verões quentes e tempestuosos. A temperatura média é de 11 graus. A área tem pequenas precipitações e é isso que controla os ventos que vem do oeste e o mau tempo. No Ridgeline Vosges, as precipitações são elevadas com alturas entre 2000 e 2500 milímetros e a maior parte da planície recebe não mais que 700 milímetros. Colmar tem a menor precipitação da região. É em média de 2,5 metros por segundos que as planícies são ventiladas favorecendo os nevoeiros de radiação e as nuvens baixas. Esse clima desfavorece a qualidade do ar e aumenta o consumo de energia. A insolação anual é baixa. As condições meteorológicas permitem o cultivo de videiras para a produção de vinho.
A Alsácia faz fronteira com o Reno, maior rio europeu, vários outros rios também atravessam a região, sendo marcado pelos rios que fazem fronteiras com a Alemanha e a França com 1325 quilômetros de comprimento. Os mais importantes afluentes são o Aare e o Doente (o maior rio, que mede 208 quilômetros) aos rios Moder, Sauer, Zorn, Thur que mede entre 50 e 80 km de comprimentos e são considerados de extrema importância.

LORENA

A Lorena é localizada no nordeste da França, entre as regiões de Champagne-Ardenne, Alsace e Franche-Comté, no qual faz fronteira com a Bélgica, Luxemburgo e Alemanha. Tem uma área de 23.547 quilômetros quadrados, com população de 2.3 milhões de habitantes, com densidade de 100,1 hab./km². Suas coordenadas geográficas são 49° N 6° E.
O relevo de Lorena é formado por vales e planaltos, separados por costas do sul para o leste, tendo uma inclinação também para o leste e no norte localiza-se Argonne. A 450 metros acima do nível do mar está à costa de Moselle. Encontra-se entre as costas de Moselle e Meuse, a planície de Woevre. O planalto de Lorena é uniforme, sendo compostos pelos vales de Nied, Saarland e Seille. Tem-se como o ponto mais alto a cidade de Meuse Remennecourt, e como o ponto mais baixo a cidade de Hohneck.
O clima da região é oceânico/temperado marítimo, tendo estações com influências oceânicas e continentais. Há também períodos de chuvas contínuas com amplitude térmica alta. Por causa da umidade do ar dos Vosges, no inverno tem fortes nevadas frequentemente.  Permitindo dessa forma o cultivo de árvores frutíferas e videiras.
Os rios Mosa (Meuse) e Mosela (Moselle) compõe a maioria de bacia hidrográfica regional. A região também possui muitos lagos artificiais, com exceção dos lagos de Vosges. Quase todos esses lagos são localizados em Planícies de Woevre (Meuse), na Terra dos Lagos (sudeste de Mosela) e no Vale dos Lagos (Vosges). Os principais lagos são: Lago de Madine, Lagoa de Gordrexang, Lago de Gerardmer, Lagos de Pierre-Percée, Lagoa de Lindre e Lagoa de Stock.

LOCALIZAÇÃO DA REGIÃO NO MAPA:
                           https://goo.gl/maps/ijmeW4zptZu

                        https://goo.gl/maps/yGgUUJK3o6z

REGIÃO HISTÓRICA: FRANÇA X ALEMANHA

Após a Guerra Gausela Roman que foi montada na região do Reno (rio que faz fronteira com o Império Romano), a Alsácia-Lorena ficou dominada pelos romanos. A população que habitava ali eram os celtas e os germânicos. Houve um reinado dos francos que então foi criada a França.
Desde 1648 a 1697, Alsace pertencia a França, e Lorraine desde o século XVI que está sobre sua influência, porém pertencendo então ao país desde o século XVII. Em 1789, após a revolução Francesa, os alsacianos na maior parte de língua alemã e religião protestante, escolheu pertencer à cultura francesa.
Após a Guerra Franco-Prussiana de 1870, foi dado o nome de Alsácia-Lorena aos dois territórios que veio pertencer ao governo alemão em forma de indenização pela França. Foi um grande trauma tanto para a Alsácia, quanto a Lorena. O nacionalismo francês se sentiu humilhado por perder essa região para a Alemanha.
”Depois da humilhação de 1871, as crianças francesas passaram a ser educadas para um único fim: a vingança. Todas as canções que se escutavam nas festas familiares falavam da Alsácia-Lorena”, relatou a historiadora Josette François.[i]
Com o desejo de revanche, houve uma discórdia entre os países, influenciando o inicio da Primeira Guerra Mundial. Em Verdem, na região da Lorena, aconteceu uma das batalhas mais sangrentas dessa guerra, justamente entre alemães e franceses.
Ao final da Primeira Guerra, ambos os países estavam devastados, e por ter sido derrotada, a Alemanha teve que cumprir os acordos exigidos no Tratado de Versalhes, um deles foi a devolução da Alsácia-Lorena á França, perdendo dessa forma uma das suas grandes fontes de recursos (riqueza de minério de ferro e carvão na região) que eram essenciais para a reestruturação da economia nas indústrias do país. A política autoritária alemã e as tentativas de “germanização forçada” fez com que a maior parte da população aceitasse de bom grado voltar para a França.
Essa região, em 1940 foi tomada novamente pela Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial pelo governo nazista de Hitler. Um dos motivos foi a rivalidade e por ele ter interesse pelas terras. A Lorena foi ocupada pela região alemã do Sarlaand e a Alsácia pela do Baden. Com essa ocupação, os alsacianos tinham como obrigação se alistar nas forças armadas da Alemanha, fazendo o papel de cidadão alemão. Em um enquadramento rápido, foi obrigatório se falar a linguagem alemã. Um acordo foi feito no qual era exigido que todos os alsacianos-lorenos abandonassem o que sobrou do exercito francês. Houve uma revolta entre os alistados, no qual tentaram fugir pra Suíça. Alguns para não serem obrigados a usar o uniforme de suástica, passaram a se esconder ou até mesmo se mutilar. Esses foram capturados e mortos fuzilados em forma de demonstração de poder.

CONCLUSÃO 

Com o desfecho da guerra, houve o colapso do Eixo em 1945, tendo a queda da Alemanha e a morte de Hitler. Dessa forma, o exercito dos Aliados conseguiram recuperar a Alsácia-Lorena para a França. Hoje, chamada de Alsácia-Mosela e situada no território francês, são muitas áreas economicamente desenvolvidas e não há problemas significativos de tipo nacionalista. Estrasburgo, capital da Alsácia e a sede do Parlamento Europeu, se tornou um símbolo da unidade europeia e a amizade franco- alemã.


REFERÊNCIAS:
http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/franceses-x-alemaes-rivais-seculares-434470.shtml



[i] Apud SENISE, M.H.V. e PAZZINATO, A. L. . História moderna e contemporânea. 12 ed. São Paulo: Ática, 1998, p. 217.
Leia Mais ››

LONDRES

                                                Blitz de Londres
                               



                     Thyane Ailelc Rocha Santos  
                         Carolina Santos Rodrigues
                         Caroline Souza Dos Santos
                        Michelle Ferreira De Souza
                           Evellen Oliveira Da Silva
                               Bruno Genilton   


Este artigo tem como objetivo informar os leitores sobre os aspectos físicos (Atual de Londres) e históricos na Batalha de Londres que ocorreu na Segunda Guerra Mundial entre os anos de 1940 a 1941.

 A Inglaterra uma das vencedoras da Primeira Guerra Mundial. Foi alvo de Hitler na Segunda afim de desafiar o Tratado de Versalhes e romper o domínio dos países internacionais que pertenceu ao grupo vencedor. Vejamos o que ocorreu na batalha de Londres.


ASPECTOS FÍSICOS
Londres se encontra no sudeste da Inglaterra, sendo a capital da Inglaterra e do Reino Unido, tendo uma área de 1,572 km² e 8,306 habitantes, https://www.google.com/maps/@51.5031914,-0.1778259,3a,75y,155.13h,92.53t/data=!3m6!1e1!3m4!1s7q4A8wNkRpP8M_7EKbRtgg!2e0!7i13312!8i6656?hl=pthttps://www.google.com/maps/@51.5031914,-0.1778259,3963m/data=!3m1!1e3?hl=pt . O clima britânico é predominante temperado oceânico, moldado pelas aguas do oceano. A média anual é de 12 C°. Os invernos sãs bem frios contendo geada, que ocorrem duas vezes na semana entre os meses de novembro a março. Os verões bem quentes com temperaturas elevadas de 24 C°. O relevo é montanhoso no Norte e pântanos na região Leste, é possível também vermos na direção Sul algumas planícies principalmente na Inglaterra. A vegetação é formada por arvores caducifólias (que perde folha no inverno), presente na sua maioria em reservas naturais. As arvores mais presentes na Inglaterra são: carvalho e pinheiros. A hidrografia apresenta rios curtos e cheios por conta dos níveis pluviais, os rios que merecem destaque são o Trent, Ouse e Tyne. Os rios são formados pelo derretimento de geleiras e suas navegações torna-se viável por causa de pouco encachoeiramento que eles apresentam em suas extensões.  


BATALHA DE LONDRES (BLITZ DE LONDRES)
O ataque a Londres começou em 7 de setembro de 1940, com um dos maiores ataques aéreo, com 2500 aviões alemãs e 500 bombardeios, 100 mil bombas jogadas por horas, devastando completamente a cidade.
Foi a primeira vez que as tropas alemãs usaram a tática de terror aéreo – começaram a bombardear a população civil, diz o candidato de ciências em história, docente da cadeira de história da Universidade Estatal Humanitária Russa Alexander Medved:

Inicialmente eles bombardeavam aeródromos, mas depois eles passaram a bombardear cidades acreditando que assim conseguiriam causar dano moral e psicológico, ou seja reduzir a vontade de resistir. Os primeiros bombardeios de cidades não eram muito maciços. Por isso os britânicos até começaram a rir dos comunicados da rádio alemã. Então foi decidido desferir um golpe realmente forte contra Londres com a participação de cerca de 600 bombardeiros e aproximadamente o mesmo número de caças.

O bombardeio a Londres sempre vinham com grandes incêndios e destruição de monumentos históricos, bairros foram apagados com a morte de 430 pessoas na primeira noite.
Historiadores contam que Londres já prevendo que iria ser ataca, ensinou aos londrinos a se esconder da forca aérea em estações de metrôs e igreja.
No início de 1940 a cidade evacuou as crianças, para evitar tamanho estrago, porém isso não foi possível, porque foram mortas mais de 43 mil pessoas.

Os alemães construiu bombas conhecidas como bombas voadoras v1 e v2 apontadas para Inglaterra direcionada a Londres. Atacada 57 noites seguidas e depois continuaram com interrupções até maio de 1941 afim de destruir completamente cidade.
O alívio para Londres se dá quando Hitler resolve direcionar a sua atenção para o Leste europeu em 1941, mas isso não impedi que a Inglaterra veja cair mais de 58 mil tonoledas de bombas em suas cidades durante meses.
Os últimos ataques que correu em Londres foi em 10 de maio de 1941, com bombardeios a pontos importantes como o Museu Britânico.

CONCLUSÃO 

Londres não foi a única cidade britânica a ser atacada pelos alemães, foi grande a destruição, mas a batalha da Inglaterra foi vencida. Assim com a Segunda Guerra Mundial.

REFERÊNCIAS
LILIANAFORD, Giordano, 2ª guerra :v. 07 – a batalha da Inglaterra - duration: 52:10., disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F9eNSEk8eSk 5 de out de 2009.


Leia Mais ››

NORMANDIA

HERÓIS DO DIA D


Bruno dos Santos Carneiro
Brena da Silva Brito
Brenda Santos Moreira
Bruna de Araújo
Manuela Fernandes da Paixão
Ingrid Coelho Rios


 Este artigo tem como fins mostrar aos leitores que tenham um bom entendimento sobre o acontecimento do dia D, que ocorreu no dia 06 de junho de 1944. E retratar fatos ocorridos neste dia tão decisivo.


 A Normandia é uma região administrativa francesa localizada no noroeste da França. A região da Normandia se estende por 29.906 km² e tem em média 3,328,36 habitantes. A região da Normandia é uma grande produtora de leite, carne e cerais, a bebida é um digestivo à base de calvados, a aguardente de maçã, servida durante as refeições, também repleta de castelos medievais. O relevo ondulado é predominante nessa região com cristais e pontões cristas rápidas, declive forte, área plana, e elevações agrupadas. A hidrografia é representada pelos rios sarumu, mau e viruaquim. Com clima marítimo-oceânico húmido e chuvoso na maior parte do ano, ventos fortes, e muita chuva em todo período do ano, durante primavera o sol nasce as 6:00h e se põe depois das 21h:00 e os termômetros marcam aproximadamente 20ºC. No verão o sol brilha até as 22:00h e as chuvas são mais escassas o termômetro marca máximo 23ºC. Durante o outono o clima começa a fazer um friozinho totalmente agradável, excelente para passeio, com máximas de 10ºC e mínima de 4ºC, os dias são claros até as 19:00h. Inverno totalmente rígido, chuvas a todo instante, sensação desagradável do frio, o sol é escasso e no auge na estação a noite chega antes das 17:00h.


 Quando as tropas desembarcaram na praia de Omaha eles obtiveram problemas meteorológicos devido as constantes chuvas naqueles dias, as tropas não podiam da continuidade naquelas condições, chovia muito e as ondas do mar atrapalhavam a chegada dos aliados até a praia. No norte do atlântico, chegavam informações secretas trazida por navios especiais da marinha, eles estavam lá para medir o vento e a pressão barométrica, e a batalha sangrenta ocorreu no período de inverno. Suas coordenadas geográficas são 48º45N/0º10E.


 No final de 1939, teve início a segunda grande guerra mundial, e como resultado um dos maiores conflitos armados da história. Foram milhares de soldados e civis mortos durante o conflito, milhares de refugiados, feridos e órfãos. No fim da segunda guerra mundial ocorreram dois bombardeios atômicos realizado pelo Estados Unidos (EUA) nas cidades de Hiroshima e Nagasaki contra o império do Japão. Com o desembarque das tropas dos aliados na praia da Normandia (noroeste da França) iniciaram o ataque contra as tropas alemãs.


 Historiadores consideram o dia D (Dia da decisão) como a maior invasão militar da história com: 155 mil homens, 14.200 barcos, 600 navios e milhares de aviões. Depois da Normandia controlada, as tropas aliadas que foram avançadas ao interior do território francês durante o conflito formaram dois blocos rivais: Potências do Eixo e Potências Aliadas.


 Vários fatores contribuíram para que ocorressem a segunda guerra mundial este conflito se iniciou na Europa e rapidamente se estendeu pela África e pela Ásia, com Adolf Hitler no governo, desenvolveu uma poderosa força militar intimidando os países vizinhos. Reich tinha direito de anexar as regiões onde a população germânica estivesse presente. O rearmamento foi autorizado. O poderio Alemã se apoiava no exército e na forca aérea. Hitler rasgou totalmente o tratado de Versalhes quando o exército alemão ocupou a região renana que havia sido desmilitarizada.


 O grande estopim da segunda guerra mundial foi a invasão da Polônia pela Alemanha nazista de Adolf Hitler. Após a invasão que a Polônia sofreu a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha, de acordo com a política de alianças militares existentes na época formaram-se em dois grupos Potências aliados que tinham como principais participantes: o Estados Unidos, Inglaterra, União Soviética e potencias do eixo com: a Alemanha, Itália e Japão.


 Com corpos totalmente castigados pelo peso dos equipamentos nas mochilas, de rifles em punhos, cansados, com frio e totalmente debilitados, milhares de britânicos, americanos e canadenses desembarcaram na Normandia, norte da França no dia 6 de junho de 1944 as 6:30 a.m o ataque ocorreu na madrugada do dia 6 de junho na praia de Omaha. Mesmo sem os alemães saberem exatamente o dia que iria ocorrer o ataque, o militar Rommel já estava preparando obstáculos, os soldados iriam encontrar na praia: balsas de desembarques, portões belgas, rampas minadas e porco – espinho.


 Os Soldados poderiam ter atravessada a praia em menos de um minuto se não fosse a mg 42, a arma era capaz de disparar 1.200 balas por minuto, alguns não conseguiram atravessar a praia e outros levaram horas para chegar, com o apoio naval eles conseguiram seguir por terra, um exército inteiro agora poderia desembarcar na França iniciando a libertação da Europa ocidental. Após o termino da guerra era possível avistar embarcações, tanques abandonados, e entre eles também era possível avistar os corpos dos soldados caídos na praia. A luta ainda continuou por dois meses seguintes. Os Estados Unidos avançaram progressivamente, cercando o Japão e ocupando, em 1945, as ilhas de Iwojima e Okinawa. Em 6 de agosto de 1945, já dominando o conflito pacifico, os nortes americanos lançaram uma bomba atômica, em seu mais novo e poderoso recurso bélico sobre a cidade de Hiroshima e três dias depois, outra sobre Nagasaki. A rendição incondicionalmente do Japão foi em 19 de agosto. Oficializando o fim da segunda grande guerra mundial.


 CONCLUSÃO: No dia 06 de junho de 1944, foi considerado como o dia mais importante da segunda Guerra mundial pois foi decisivo na vitória dos aliados (Estados Unidos, Inglaterra, União soviética) contra o Eixo (Alemanha, Itália e Japão). O nome oficial deste plano militar era Operação Overlord. A segunda Guerra Mundial deixou um saldo devastador: Um custo material superior a um bilhão e trezentos milhões de dólares (em dólares de 1945, mais valorizados nos dias de hoje) por mais de trinta milhões de feridos, mais de cinquenta milhões de mortos e outras perdas incalculáveis. A invasão da Normandia teve como objetivo a liberação do território francês e expulsar todo o domínio alemão. Logo após a segunda guerra mundial o mundo se dividiu entre capitalistas e socialistas, liderada pelo Estados Unidos e União Soviética. Eles visavam o mundo marcado por um período de insegurança e incerteza a Guerra Fria, uma herança deixada à humanidade pela segunda Guerra mundial.



 Visualização pelo Google Earth




REFERÊNCIAS:

SCHILLING, Voltaire, do dia D ao fim da guerra 1944-45, disponível em: http://noticias.terra.com.br/educacao/historia/dia-d/ acesso em 6 jul. 2016.

COUTO, Cristiana, Bretanha e Normandia, disponível em:

http://comida.ig.com.br/pelomundo/bretanha-e-normandia/4fd6328063a8bb36eb4185ae.html acesso em 6 jul. 2016.

HAMANN, Renan, Dia D: invasão que definiu a Segunda Guerra Mundial completa 70 anos, disponível em: http://www.tecmundo.com.br/tecnologia-militar/57661-70-anos-dia-d-definiu-segunda-guerra-mundial.htm acesso em 6 jul. 2016.

GASPARETTO, Antônio Junior, Batalha da Normandia, disponível em:

http://www.infoescola.com/segunda-guerra/batalha-da-normandia/ acesso em 7 jul. 2016.

Disponível em: https://noticias.terra.com.br/educacao/bomba-nuclear-de-hiroshima-a-historia-da-explosao-da-bomba-atomica,61d5729779f315e35dd34667bb4f91e6pqn8RCRD.html acesso em 09 jul. 2016.


 


Leia Mais ››